segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Figurinhas e Figurões

Herdei o chamado “bichinho das coleções” do meu pai. Também pudera: Seu João Massolini, é e sempre foi um contumaz colecionador  e entre suas preciosidades, devidamente guardadas em armários mágicos de sua casa em São Caetano, saltam aos olhos exemplares dos primeiros tempos de O Pato Donald, fascículos diversos da Abril Cultural, Edições Maravilhosas da saudosa Editora Brasil-América e álbuns de figurinhas da década de 50. O vistoso álbum Ídolos da Tela, (imagem em destaque, acima) é um deles. Nos anos 50, o rádio ainda imperava com força, pois a televisão engatinhava e tropeçava na inexperiência de sua primeira infância. Se o rádio era o rei do lar, as salas de cinema eram a grande atração do fim de semana dos enamorados. Ao lado de revistas como Cinemin, Cinelândia e Cine-Fan, algumas editoras como Vecchi e Agência Portuguesa de Revistas editavam álbuns de cromos com praticamente todos os atores e atrizes que se destacavam no ano referente. Como as figurinhas eram dispostas aleatoriamente, sem ordem alfabética ou divisão por nacionalidade, as páginas desses álbuns eram bem "democráticas", incluindo lado a lado, homens e mulheres, atores consagrados e estreantes, brasileiros, italianos e principalmente americanos. Seu João, um cinéfilo inveterado, tem por estes álbuns um enorme apreço.
O mesmo apreço vem de sua vizinha de rua no Bairro Barcelona, Sílvia Engelmann, dona de uma considerável coleção de Seleções de Reader’s Digest que comporta exemplares do final da década de 30 até os anos 90. Dona Sílvia também guardou por anos o belo álbum da Editora Vecchi, “A Dama e o Vagabundo”, com toda as cenas ilustradas do clássico filme de animação da Disney de 1955 (foto acima). Atualmente este tesouro está sob os cuidados do seu filho caçula, o radialista Léo Engelmann, outro aficionado pela “arqueologia cultural”.  
E representando a novíssima geração, meus filhos Gabriel, 11 anos, e Letícia, 9 anos, já têm coleção própria, iniciada há uns 6 anos por influência minha: Bob Esponja, Princesas Disney, Betty Boop, Heróis Marvel, entre outros, e claro, o disputado álbum oficial da Fifa - Copa do Mundo 2010. Somando estes aos meus – focados principalmente em personagens animados e dos quadrinhos - e aos do Seu João, tem-se uma coleção de três gerações, perfazendo 60 anos de cromos ilustrados. E pelo que vimos ultimamente, havendo futebol, cinema, desenhos animados e ídolos pop, a febre das figurinhas vai perdurar por muito, muito tempo ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário