segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia do Quadrinho Nacional

Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional. Aproveito para parabenizar todos os bravos profissionais brasileiros do traço, que com seus quadrinhos, quadrões, cartuns, caricas, charges, ilustrações, capas, tiras e portraits, continuam com muito suór, criatividade e jogo de cintura, mantendo a nossa arte num padrão de qualidade de reconhecimento internacional.
Ontem tive o prazer de encontrar pessoalmente alguns desses grandes artistas no 10º Encontro dos Caricaturistas do ABC e São Paulo, capitaneado pelo inabalável Mario Mastrotti no aconchegante espaço de eventos do Fran's Café em Santo André (foto abaixo). Destaque para as caricaturas expressas em homenagem ao pioneiro Ângelo Agostini, as diversas publicações novas que surgiram nas rodas de bate-papo e a audição de vários LPs raros, entre eles, um do Kansas ao vivo, outro live do Lynyrd Skynyrd, o primeirão do Golpe de Estado e um fantástico bolachão da pouco falada mas incrível banda britânica Pretty Things.

No 10º Encontro dos Caricaturistas do ABC e SP (29-01-2012):Rubens Jr. (autor da foto), Humberto Pessoa, Cerito, Rice  e  Marcos Malu Massolini.
Entre os visitantes, tive o prazer de uma prosa com o ex-diretor da Editora Abril Vitorio Cestaroli,a companhado do seu jovem e promissor neto Vinicius e o surpreendente artista Edi (que fez uma caricatura bicolor). Também marcaram presença no evento as "fanzineiras" multimídia Fernanda de Aragão, Letícia Mendonça e Thina Curtis (http://cincodeoutubro.blogspot.com e http://vestindoletras.blogspot.com).Quanto aos caricaturistas, alguns eu já conhecia, mas a maioria só via e-mail/internet. Abaixo, listei-os, com suas devidas páginas:
Mario Mastrotti: http://www.cartunistamastrotti.com.br/ e http://mastrottiblog.zip.net/
Rubens Junior: http://osquadrinhos.blogspot.com/
Humberto Pessoa:  http://www.humbertopessoa.com/ e http://humbertopessoa.blogspot.com/
Cerito: http://mensagensdohiperespaco.blogspot.com/
Rice: http://ricearaujo.blog.uol.com.br/
Gilmar: http://gilmaronline.zip.net/ e http://gilmaronline.blogspot.com/
Fernandes: http://caricaturasfernandes.blogspot.com/
Vasqs: http://www.ostrasaovento.blogspot.com/
Gil de Godoy: http://gildegodoyilustrador.blogspot.com/
Antonio Carlos Pires: http://livrobrasildobem.blogspot.com/2011/09/conheca-antonio-carlos-pires.html
Zitto: http://ciberzitto.blogspot.com/ e http://www.caricazitturista.xpg.com.br/ 



Mais sobre o evento aqui: http://mensagensdohiperespaco.blogspot.com/2012/01/agostini-rock-e-kiwi.html

3 comentários:

  1. Foi um encontro bem legal, mas esse clube do bolinha na foto, sei não, hein??? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda
    a culpa é do Mastrotti que demorou pra liberar as fotos da sua câmera. A intenção é adicionar mais imagens...e de preferência com menos cara de "clube do Bolinha" (rs)

    ResponderExcluir
  3. Show, Marcão!! O evento foi 10 mesmo.. Legal compartilhar os links na sua matéria.. e, já que demoraram para compartilhar as fotos, finalizei o a matéria apenas com minhas fotos memsmo.. confiram lá: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5630736824914384601#editor/target=post;postID=5687510929032290992

    Abração!
    Rubens Junior

    ResponderExcluir