segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A História da TV Brasileira ganha novo espaço em São Bernardo

Hoje, exatamente 1 dia depois da TV brasileira completar 61 anos de idade, a cidade de São Bernardo ganha um espaço importantíssimo para a nossa história cultural. A "Cidade da TV" é um local especialmente montado nas dependências da revigorada Cidade Da Criança e conta com dois andares e 30 ambientes em cerca de 2000 metros quadrados. Dentro da "cidade", o visitante poderá interagir com os primórdios da televisão tupiniquim ( e também com a história do rádio, fonte de inspiração para os pioneiros), manuseando equipamentos, visualizando antigas aberturas de programas, fotos antigas e depoimentos históricos e se misturando à réplicas e cenários. O acervo é da Pró-TV, entidade dirigida por Vida Alves ( atriz que deu - e recebeu - o primeiro beijo em uma telenovela). Não por acaso, o parque está ao lado da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz, um ícone histórico que municiou a televisão com equipamentos e profissionais. A própria Cidade da Criança foi criada a partir das instalações da primeira cidade cenográfica construída pela extinta TV Excelsior para a longa novela Redenção ( dois anos no ar). Se somarmos estes vizinhos à gibiteca já instalada no parque, temos um belíssimo conjunto cultural e histórico unindo mídias essenciais ( TV, cinema, quadrinhos e por osmose, o rádio), coisa rara de se ver por aí.

Cidade da TV
Endereço: Rua Tasman, 301, Jardim do Mar, São Bernardo. Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingressos: R$ 6

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As greves de 1979 no Sesc São Caetano

No dia 15 próximo, o Sesc São Caetano exibe três documentários preciosos sobre as greves de 1979 no ABC. Uma grande oportunidade para rever e analisar os meamdros de uma paralização que acabou mudando os rumos de todo o país. Grátis! vejam o release abaixo:

O SESC São Caetano realiza
Cinema e Vídeo - Filme
 

          Redemocratização: as greves de 1979
 
Três filmes com a motivação de narrar um importante momento da história recente do país, cujo protagonismo é exercido pela coletividade. Arrocho salarial, opressão das multinacionais, repressão do Estado de exceção e união da classe trabalhadora são alguns dos temas urgentes da época. Tudo resultou na paralisação dos trabalhos dos metalúrgicos do ABC paulista, região de forte concentração industrial do sudeste brasileiro.

ABC Brasil (SP, 1981, DOC, COR, 16MM, 18”)Greve! (SP, 1979, DOC, COR/ PB, 16MM, 37')
Greve de março (SP, 1979, DOC, COR, 16MM, 35’)

Dia 15 de setembro, quinta, às 19h
gratuito