quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Raízes 48
Anteontem saiu mais uma Raízes, essa maravilhosa revista semestral de História da cidade de São Caetano do Sul, repleta de fotos, ilustrações e farto material de pesquisa em mais de 130 páginas de ótimo papel. Um trabalho minucioso e primoroso da editora Paula Fiorotti e sua brava equipe de articulistas, repórteres e colaboradores. Ah, se cada cidade desse Brasil pudesse fazer uma revista tão importante e tão bonita como essa. Eu além de morador enraizado e leitor assíduo, tenho a honra também de ver em algumas dessas edições, material jornalístico de minha lavra. Nesta edição, foi publicada uma fotografia que tirei em 2004 para um concurso municipal chamado São Caetano em Foco ( premiada com menção honrosa e selecionada para exposição na época). Eu não sabia que ela seria selecionada ( essa número 48 tem a fotografia como tema central) e tomei um baita susto quando a avistei em grandes proporções, ocupando duas páginas da revista. Um grande presente e uma honra poder contribuir para essa publicação que já é uma referência nacional em se tratando de publicação histórica regional.
sábado, 23 de novembro de 2013
Mais verde para São Caetano
Hoje cedo, eu e minha filha Letícia fomos prestigiar mais uma edição do "Prefeitura Mais Perto de Você", evento realizado próximo à Praça dos Estudantes, local da antiga Concha Acústica de São Caetano. Além dos habituais serviços à população ( check-ups, escovação e avaliação dentária, documentação, extensão do gabinete do prefeito, bazar) e atrações ( música, números de mágica e de circo), a nossa intenção principal ali era, à convite da presidente do Pró-Memória da cidade, Sra. Sônia Xavier, plantar uma das cinquenta mudas de árvores disponibilizadas nos canteiros rentes às pilastras gregas da praça. A nossa era uma florida primavera. Além do prazer de ver uma nova árvore plantada, ouvimos da própria Dra.Sônia a melhor notícia do dia: já tramita na cidade lei que tomba todas as árvores do município. Isso significa que não se pode arrancar ou danificar qualquer árvore plantada no solo sulsancaetanense, com exceção de casos irreversíveis de doenças ou pragas que possam acarretar perigo à população. Espero bem lá no fundo que essa nova consciência na cidade não seja fogo de palha e possa se enraizar na política pública ad eternum. São Caetano do Sul já foi muito judiada na sana incessante de progresso a todo custo. Está na hora de se olhar para o futuro. Talvez esse tenha sido um primeiro passo.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
2ª Expo Beatles
A Ibérica Cultural e Idiomas , localizada em São Caetano do Sul/SP, sempre apoiou e realizou eventos culturais relevantes em sua sede. Indo das artes plásticas às artes gráficas, passando pelo lançamento de um informativo cultural e culminando em uma surpreendente exposição sobre os Beatles na virada de 2012 para 2013, que conquistou grande repercussão na macrorregião do ABC, em São Paulo e até no litoral paulista, a escola de propriedade de Henrique Valsésia prossegue com sua verve cultural e mais uma vez prepara uma surpreendente exposição para o final de ano. A 2ª Expo Beatles, com data confirmada para 15 de dezembro, promete ser uma continuação à altura da comentada primeira exposição, com atrações simultâneas de peso. Um dos trunfos será a participação do premiado DJ, MC e produtor Preto-EL que fará ao vivo uma apresentação inusitada e inédita acrescentando Beatles em seus scratches na pick-up. Paralelamente haverá a grande exposição com caricaturas dos Fab Four assinadas por artistas premiados, fotos de carreira, itens de memorabilia, revistas, LPs e compactos originais, perfis biográficos, brindes e um grande pôster expondo a linha do tempo do grupo. A 2ª Expo Beatles conta mais uma vez com o planejamento e a produção do empresário e músico Henrique Valsésia (blog ibericaculturaleidiomas.blogspot.com.br), do cartunista e professor Mario Mastrotti (blog Beatlesdrawandarts.blogspot.com), deste que vos escreve e estará aberta para visitação gratuita de segunda a sexta das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 17h, entre 15/12/2013 e 25/01/2014.
Ibérica Cultural e Idiomas – Rua Taipas, 645 - Bairro Barcelona – São Caetano do Sul – tel: 2311-1208
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Vídeo: Inauguração do Cine Vitória (1953)
O vídeo já foi postado faz tempo, mas muita gente não teve a oportunidade de assisti-lo, visto o baixo número de views e comentários. Eu já tinha visto a um bom tempo atrás e o Léo reavivou minha memória, postando essa preciosidade no FB. Esse vídeo é um verdadeiro tesouro: traz a construção e inauguração do Cine Vitória em São Caetano do Sul, em 1953. A narração é de Moraes Sarmento e a restauração/preservação/divulgação é do incansável Atílio Santarelli, um dos maiores pesquisadores de cinema do país e um dos que mais preservam a sua história (ele já foi citado no meu outro blog, http://almanaquedomalu.blogspot.com.br/2013/01/2012-um-ano-cheio-de-realizacoes-mas.html). Vale a pena presenciar os detalhes dessa época efervescente:
http://www.youtube.com/watch?v=lyGTHyuGHr4&feature=share
http://www.youtube.com/watch?v=lyGTHyuGHr4&feature=share
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Carlinhos Vergueiro em São Caetano
Um grande nome da MPB vai se apresentar amanhã às 20hs no Teatro Santos Dumont ( Av.Goiás, 1111): Carlinhos Vergueiro. Já com quatro décadas de carreira, Carlinhos sempre criou um samba vigoroso, cadenciado, com rimas fortes, o que fez com que se aproximasse de bambas como Nelson Cavaquinho, Geraldo Filme e Adoniran Barbosa. Começou a compor com apenas 16 anos em 1968, mas foi no Festival Abertura de 1975 que despontou para o país, chegando em 1º lugar com sua "Como um Ladrão". Tem músicas memoráveis, já credenciadas como clássicos, como "Vendaval", "Nosso Bolero" (com Chico Buarque) e "Torresmo à Milanesa" (com Adoniran Barbosa). No repertório desse show, músicas do último disco, "Vida Sonhada", obra autoral de 2012. O show tem a produção do Sesc. Para mais informações: 42236600
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Revista Raízes - 25 anos de uma revista histórica única
A Revista semestral Raízes, da Fundação Pró-Memória,mantida pela Prefeitura de São Caetano do Sul, chega ao n°
47 e vejam só, completando 25 anos de existência. Desconheço uma publicação histórica municipal que tenha atingido tal longevidade. Aliás, muitas grandes cidades sequer têm uma revista periódica sobre suas raízes, quiçá uma que complete um quarto de século. Um grande orgulho para mim, sulsancaetanense de berço e colaborador esporádico da publicação. Neste volume novo, acabei participando da seção Raízes e Retratos, um espaço que aglutina fotos históricas de arquivos pessoais. Mandei algumas opções para a sempre solícita editora Paula Fiorotti, que escolheu três delas para publicação. Ela inclusive já tinha me soprado que o acervo do pró-Memória sente muita falta de imagens e relatos dos anos 80 e 90 - talvez porque os cidadãos não percebam que estas duas décadas já podem ser consideradas "antigas" ou dentro da história com H maiúsculo. Pois a maioria das fotos de minha seleção entravam justamente neste período. Uma dos anos 70 retratando uma típica festa de aniversário infantil; outra de um festival de música escolar de 1984 com a banda "Noé e Seus Náufragos", banda que fundei com mais seis colegas; e por último, uma foto com dezenas de amigos do ginásio posados em uma excursão de ginásio de 1982. Até me emocionei ao rever essas imagens - as duas últimas citadas eu peguei emprestada de amigos e farei uma surpresa a eles. Além dessa seção específica, também acabei entrando em uma das fotos publicadas sobre a Academia Popular de Letras, agremiação que faço parte na cidade. Mas independentemente das minhas aparições, gostei dsa revista como um todo. A capa (foto acima) está um primor e o tema especial da edição - Literatura - foi muito bem ajambrado pela equipe, que capturou os primórdios dos movimentos literários na região e os importantes grupos que se formaram principalmente nos anos 70/80. A retomada desta força literária também é abordada, com foco nas novas forças agrupadas como a própria Academia Popular de Letras, que surgiu dentro da Biblioteca Municipal Paul Harris, sob a incansável batuta de Ana Maria Guimarães Rocha. A revista está disponível na sede do pro-Memória na Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 em São Caetano do Sul.


sexta-feira, 7 de junho de 2013
Jornada Cultural em Santo André
A plural cidade em que eu nasci, Santo André, terá a partir de amanhã a sua Jornada Cultural, uma verdadeira maratona de cultura, com 121 eventos em 36 horas seguidas. Começa a partir das 10hs de amanhã ( e eu vou estar logo na arrancada, assistindo a palestra do grande Ariano Suassuna) e fecha no domingo às 22hs. A agenda completa com todas as atrações segue lá embaixo. Entre as centenas de boas pedidas, algumas pra mim imperdíveis: a oficina para crianças administrada por Cerito com personagens dos quadrinhos e da TV (13:30h, amanhã), Fanzinada, com a competente Thina Curtis a frente (das 11h as 18h, amanhã), workshop com Cerito, Fernandes e Gilmar, também para as crianças (16h as 18h,amanhã), "As Histórias em Quadrinhos Underground", com o mestre Marcatti (16as 17h,amanhã), exibição do filme "Itamar Assumpção - Daquele Instante em Diante" (17h as 19h, amanhã), Caricaturas ao vivo, no domingo (das 14h as 18h) com meu amigo Humberto Pessoa e a produção de um fanzine coletivo, com Thina Curtis e Fernanda Aragão, entre 17h e 18h também no domingo. Muitas atrações se repetem nos dois dias, dando a chance para quem perdeu alguma. Entrecortando o evento também haverá a tradicional Feira do Vinil (entre 10h e 17h no sábado), o Festival do Minuto, com curtas selecionados (entre 15h30 e 17h do sábado e 11h e 12h do domingo) além da exposição Clarice Lispector e o 41° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Todas essas citadas rolarão ou nas dependências do Paço Municipal ou na Casa da Palavra. Em outros centros culturais, no calçadão, praças e parques da cidade haverá muita música, folclore e dança. E em bairros como Vila Luzita, Capuva e Centreville também. Fiquem ligados.
http://www2.santoandre.sp.gov.br/images/pdf-portal-pmsa/SCELT/agenda_jornada_para_web.pdf
http://www2.santoandre.sp.gov.br/images/pdf-portal-pmsa/SCELT/agenda_jornada_para_web.pdf
sábado, 6 de abril de 2013
Sabadão tem Feira do Vinil e Kães Vadius em Santo André e Bagunça Literária em Sampa
* Feira do Vinil e Kães Vadius Paço Municipal de Santo André 06/04/2013 - a partir das 10h da manhã. Entrada Franca
* Bagunça Literária Pier 1327 Rua Joaquim Távora, 1327 - São Paulo/SP
quinta-feira, 21 de março de 2013
Som Imaginário em Santo André
Sob a batuta de Wagner Tiso, o Som Imaginário toca amanhã (sexta) no Sesc Santo André relembrando músicas dos tempos de Milton e Milagre dos Peixes ( dois discaços de Milton Nascimento - 1970 e 1973 respectivamente - com participação efetiva do grupo) e dos três discos de carreira ( entre 1971 e 1974). A formação tem quatro fundadores: o próprio Tiso, Tavito, Robertinho Silva e Luis Alves + Nivaldo Ornelas, figura de proa do Clube da Esquina, que tocou com todos os mineiros (antes e depois do clube) e fez parte da última formação da banda com Toninho Horta. Dentre os primeiros integrantes do Som Imaginário também havia o falecido Zé Rodrix ( que saiu depois do primeiro LP para formar o Sá,Rodrix & Guarabyra) e Fredera, guitarrista que tocou com meio mundo da MPB, incluindo uma passagem longa e marcante ao lado de Gonzaguinha - hoje ele está em retiro, em algum ponto do interior do país. Um show imperdível de um grupo lendário.
O show (amanhã - dia 22) começa às 21h e os ingressos custam entre R$ 8 e R$32. Informações: 44691200
O show (amanhã - dia 22) começa às 21h e os ingressos custam entre R$ 8 e R$32. Informações: 44691200
sexta-feira, 1 de março de 2013
11º Encontro de Caricaturistas do ABC e São Paulo

Mais uma vez o chapa Mario Mastrotti convida para o Encontro de Cartunistas do ABC e SP, uma realização sua que já está em sua 11ª edição e completa 10 anos. Neste ano, o encontro contará com várias atividades, incluindo caricaturas ao vivo com renda revertida para entidade filantrópica, palestra e muitas outras ações. Este blog mais uma vez apoia o evento que já entrou para a agenda cultural anual da região. Segue o release com mais detalhes das atividades, data e endereço:
Domingo, 03 de março será realizado o 11º Encontro de Cartunistas do ABC e São Paulo, a partir das 15:00hs, nosalão de festas do Fran’S Café da Av. Portugal, 1126, em Santo André/ SP.
O encontro é uma iniciativa do cartunista, editor e professor Mario Mastrotti em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional. Esta data é significativa, pois o piemontês radicado no Brasil, Ângelo Agostini, publica a primeira história em quadrinhos nacional em 30 de janeiro de 1869, bem antes da HQ americana denominada Yellow Kid.
Este é o décimo ano do evento. Em 2009 foram realizados excepcionalmente dois encontros por ocasião dos 140 anos da HQ nacional.
Para comemorar estes 10 anos, escolhemos propositalmente o primeiro domingo de março, para que mais pessoas possam participar das várias atividades envolvidas.
Segue a programação:
1 Presença confirmada de vários quadrinhistas, cartunistas e caricaturistas da região e da capital.
2 Exposição relâmpago produzida ao vivo pelos cartunistas convidados comemorando o Dia Internacional da Mulher (08 de março).
3 Painel com criação coletiva: Homenagem a Ângelo Agostini.
4 Caricaturas ao vivo a preço popular, com renda revertida para a Casa de Apoio a Criança Raio de Luz ( presente no evento).
5 Livros de cartuns, tiras e caricaturas a preços especiais.
6 Bate papo com os autores.
7 Inscrições para o livro coletivo: HQB- Rápidas Agostinianas (com taxa de inscrição).
8 Análise de portfólio - traga seus trabalhos para apreciação de profissionais da área.
Você que faz quadrinhos, cartuns, ilustração, caricaturas e fanzine, seja bem-vindo e traga os amigos.
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Contato: 970324902 com Mastrotti
Assinar:
Postagens (Atom)